19 de março de 2015

Painel Educativo - Cantinho da disciplina.

Nada como ser mãe para rever seus conceitos.
Eu era a favor da palmada, eu dizia que meu filho não ia me desobedecer, que ia comer sem neuras porque é criança...#todasriem

Na prática é bem diferente, você descobre que palmada não educa e que na verdade você apenas perdeu a paciência e descontou numa criança e a culpa te consome e deixa mágoas. Percebe que toda criança faz birra, desobedece e que danoninho é veneno puro.

A parte da alimentação é a mais fácil, porque você estabelece um cardápio saudável (estamos com orientação de nossa nutricionista, em outro post quero falar disso) e com alguma insistência e dando o exemplo a criança vai entrando no ritmo.

Agora...educar positivamente, sem agressões físicas e verbais, requer um pouco mais de esforço. Aqui em casa estamos adotando dois métodos: painel da educativo e cantinho da disciplina.


O painel educativo contém as tarefas que a criança deve realizar. Se as faz sem reclamar e sem chorar recebe o incentivo de um rostinho feliz, caso contrário, um rostinho triste. Muitos rostinhos felizes significam uma recompensa, algo que ele goste como jogar video game. E rostinhos tristes significam cantinho da disciplina, ou seja castigo.

Para o castigo, há um terceiro quarto em minha casa onde geralmente hospedo meus pais que moram em outra cidade ou familiares e amigos que venham passar a noite. Escolhi esse local para deixá-lo isolado por uns minutos (3 para ser exata, respeitando a regra de 1 minuto por idade) por ser um ambiente sem atrativos como brinquedos e tv, e por não ter nenhum perigo ou objetos preocupantes.

Meu filho depois que começou a aula se tornou muito respondão, começou a querer nos enfrentar. Achei que com o gênio forte dele esses métodos educativos não funcionariam. Mas conversamos e dissemos que trocaríamos os gritos e palmadas pelo quadrinho de tarefas. Assim foi. Ele se animou, adorou...fica muito empolgado em realizar suas obrigações para ele mesmo poder colocar um rostinho feliz. 

Mesmo assim ainda hoje fez uma manha para ir a escola, na volta vai colocar uma carinha triste mas o importante é que estamos resolvendo a situação na conversa e explicando, assim ele vai compreendendo aos poucos. E eu estou mais em paz, somos agora melhores pais certamente e assumimos o controle da situação.
Como dizem, ter filho é fácil...criar é que são elas!
Photobucket

6 comentários:

  1. Oi Déia, sou até suspeita para falar de tudo que vc faz e como vc tem razão neste post, na convivência e no dia-a-dia vejo as crianças que trabalho como são diferente quando existe família que ainda insiste em "educar" do método "errado" penso como vc! Graças á Deus tenho o máximo de respeito com meu filho e temos que ter consciência de palavras que usamos com estes pequenos, pois eles absorvem e somos os espelhos!

    BJos e te admiro muito tá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose! Obrigada pela admiração, fico meio receosa em admitir que já andei cometendo erros no educação do Murilo, mas o importante é se conscientizar e melhorar não é?
      Não é porque quando éramos crianças que levávamos(ou não) palmadas que odiamos nossos pais e tbm nem por isso devemos fazer o mesmo com os nossos filhos, afinal, as coisas vão evoluindo tbm no que diz respeito a criação dos filhos ... claro que não julgo ninguém, cada um cria seu filho da melhor maneira que pode mas para mim, formar um ser humano digno e sem violência é primordial.

      Beijos e eu adoro sua amizade!

      Excluir
  2. te acompanho desde quando estava gravida.. estava aqui nos meus favoritos dando uma olhada e achei o blog antigo,busquei seu nome e achei esse blog.. q emoção..Seu baby tá enorme.. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,

      Fico feliz em saber que acompanha a tanto tempo, que legal!
      Viu como o Lilo esta mocinho? Rs...

      Bjs querida!

      Excluir
  3. Olá boa tarde! Onde consigo este painel ilustrativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iran,

      Eu comprei no mercado livre. Segue link:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735877129-painel-magnetico-educativo-calendario-de-rotina-super-nanny-_JM

      É maravilhoso, hj em dia meu filho nem precisa mais :)

      Excluir

♡ Deixe seu comentário que em breve respondo ♡

 

A N D R E A ❀ M U S S O Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang